
Localizado ao Sul do Bairro de Santo Antônio (limite da cidade Maurícia), frente ao Forte da Barreta, com quem cruzava fogos na defesa da Barreta e de Afogados. Erguido em 1630 pelo Engenheiro Commerestein, a mando de Theodoro Weerdenberg, comandante das forças de terra holandesas, quando se apoderou de Recife. De formato poligonal com cinco baluartes nas extremidades, ficaria conhecido como Forte das Cinco Pontas. Ainda em construção, resistiu a um ataque das forças luso-espanholas (ago/1630), sendo tomado apenas ao final da campanha pelas forças comandadas por André Vidal de Negreiros (23/jan/1654), o que levou ao pedido de armistício pelos holandeses. No dia 28 do mesmo mês, o Mestre de Campo General Francisco Barreto de Menezes entra solenemente no Forte e Van Schkopp entrega a Fernandes Vieira a cidade de Recife.
Por esta época, o Forte estava artilhado com 16 peças de diferentes calibres. Reconstruído mais tarde, perde um dos bastiões, assumindo a forma quadrangular que apresenta hoje. Foi palco do enforcamento dos líderes da Confederação do Equador e do fuzilamento de Frei Caneca (1825). Em 1847 contava com 14 peças de bronze e ferro, de diferentes calibres, guarnecido por um capitão e quinze praças.
Sofreu novos reparos em 1904. Restaurado e aberto à visitação pública, abriga atualmente o Museu da Cidade de Recife, exibindo gravuras antigas de Pernambuco e pinhas de louça portuguesa. Recomenda-se a visita aos calabouços para ver as antigas celas com grades de ferro.
2 comentários:
Está pronto!!!!!!!
hehehehehe
kkkkkkkkkk
nossa que blog mais informativo!! adorei as informações e fotos que consegui sobre o recife no blog de vcs...está muito legal mesmo!!
espero que continuem postando mais coisas!!
Postar um comentário